Sócrates fumador

Posted: 29/12/2008 in Indignação, Memória, Políticos

socrates-fumador-copy-r1

Um típico caso de “faz o que eu digo mas não faças o que eu faço…”

“O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e vários membros do gabinete do chefe do Governo violaram a proibição de fumar no voo fretado da TAP que ligou Portugal e Venezuela e que chegou às cinco horas da manhã de ontem a Caracas (hora de Lisboa, 23h30 na capital venezuelana). O assunto foi muito comentado durante o voo por membros da comitiva empresarial que acompanha Sócrates e causou incómodo a algum pessoal de bordo. (in Público 13.05.2008).”

José Sócrates, ao ser confrontado com a situação, alegou desconhecimento da lei. Essa mesma lei em que tanto se tinha empenhado para levar a cabo grandes restrições ao consumo de tabaco em locais públicos.

Não sou fumador e, nas linhas gerais, até concordo com esta lei. Mas este episódio aparentemente insignificante de “prevaricação” por parte do primeiro ministro e o contexto em que o mesmo ocorreu, fez-me perceber, pela primeira vez, que não podia ficar calado e quieto face à conduta daqueles que nos governam. Este simples acender de cigarro encerrou em si algo de simbólico e de sintomático daquilo que ocorre na vida política portuguesa. Os políticos, em graus variáveis, habituaram-nos a uma certa dose de demagogia. Poder-se-á dizer que estão a fazer pela (sua) vida, apesar de assumirem a defesa do supremo interesse nacional… O problema é que nós, cidadãos, não estamos a fazer pela nossa vida, isto é, não estamos a exigir dos governantes que se portem à altura das circunstâncias e que, sobretudo, dêem o exemplo, exigindo a si próprios no mínimo, aquilo que tão afincadamente exigem para os outros…

Compete-nos a nós, cidadãos, exercer mais pressão do que somente votar de quatro em quatro anos e dar carta branca para tudo e mais alguma coisa a quem nos governa. É preciso não pactuar, denunciar e exigir! Dá mais trabalho do que desligar o cérebro na novela ou na bola mas é esse o caminho. Ou isso ou comer e calar…

Anúncios
Comentários
  1. […] Mais sobre a figura aqui […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s