19 Janeiro 2009. Greve Nacional de Professores

Posted: 17/01/2009 in Acção!, Eventos, Professores em Luta

greve-19jan2

Anúncios
Comentários
  1. joma diz:

    vocês querem é ser diferentes dos outros trabalhadores portugueses que se esforçam dia e noite para vos pagar os ordenados.
    A vossa luta de classe tem apenas o sentido de se tornarem portugueses com mais beneficios que todos os outros.

    Pago-vos o salário e ainda usam os nossos filhos para se afirmarem politicamente.
    Como dizia o da televisão…
    tenham juizo e vão mas é trabalhar.

    ainda por cima não são democráticos ligaram a aprovação para cortar a voz ás opiniões diversas.
    Este comentario não tem palavras ou expressões que possam ser consideradas chocantes por isso se não for publicado é apenas por censura de opinião.

  2. divad diz:

    concordo, façam mais greves !
    VIVA OS PROFESSORES E AS SUAS GREVES !

  3. paul diz:

    Os professores sofrem dia e noite com o fantasma do potencial desemprego,, tal como toda a gente. Ainda por cima, têm de atutar os filhos dos outros, cada vez mais malcriados. Têm que preparar aulas Todos os dias. Compreenda-nos!!!

  4. Mara diz:

    Sou professora há alguns anos e sinceramente… professores e polícias… não vejo grande diferença entre nós e os medievais “bobos da festa”. Acarretamos com tudo e todos.

  5. ana diz:

    A falta de respeito pelo trabalho intelectual que actualmente campeia em Portugal começa nos pais e, evidentemente, é reproduzida pelos filhos. Nós, professores, sabemos disso. (Aliás, como parte muito activa da elite intelectual, mergulhamos na realidade e sabemos bem interpretá-la.) Há comentários a que é mais aconselhável não responder para não tornar a ver faltas de acentuação e de pontuação, desadequação de vocabulário e pobreza de ideias. Tudo o que é fermento do progresso da mediocridade que vai afogandp Portugal. Como diria o de “Os Lusíadas!”, “aquela apagada e vil tristeza”. (E ainda bem que existe a internet porque, em presença, quem expressa certas ideias, às vezes, é violento e lá vai um professor de cana do nariz partida para o hospital!)

  6. ana diz:

    Já agora, mesmo sentindo que estou a dar aulas ao domingo, aqui fica um TPC:
    1. Reformule a frase

    “ainda por cima não são democráticos ligaram a aprovação para cortar a voz ás opiniões diversas”,

    cujos erros de coerência e de coesão frásicas prejudicam a compreensão.

  7. orlando diz:

    Concordo perfeitamente com a greve alguns dos aspectos que prejudicam os professores é no caso do ensino profissional terem de abdicar das suas horas livres sem serem pagos para ajudar os alunos a conseguir passar os modulos de todas aa disciplinas em que sente mais dificuldades

  8. Rita diz:

    lol…mas quem é que paga o ordenado a quem? olha meu amigo pra tua informaçao a profissao de professor é das mais arriscadas que ha por ai…cansaço fisico mas tambem PSICOLOGICO.. ser diferente? nao…querem apenas ser e ter direitos iguais a todos os outros trabalhadores que nao tem metade dos esforços que esta profissão acarreta…quanto a esse da “televisão” a que se refere é apenas uma pessoa que esta fora do sistema (assim como parece estar a ministra(!)) e que nao sabe o que se passa la dentro… nao sou professora mas sei ver as coisas como elas sao…também nao apoio as greves dos professores apenas por ser aluna , mas sim porque acho que DEVEM continuar a LUTAR pelos seus direitos que cada vez mais são mais escassos… FORÇA!!!!!

  9. alex diz:

    VIVA!!
    +Greves

  10. cat teacher diz:

    Joma, deixe de pagar impostos e verá se não recebo ordenado. Quanto ao esforço dia e noite…quando é que acha que trabalhamos, somente na sala de aula. Será que ajuda os seus filhos a fazer os TPC, ou “não tem tempo? paciência?…experimente ensinar 120, cerca de 28 de cada vez. Falar foi sempre tão fácil…

  11. paulo diz:

    a greve continua de pe ou nao?

  12. Vou usar no Umbigo.

  13. Marco Silva diz:

    Eu concordo com a revolta dos professores. Não digo isto porque quero greves,não é que nao saibam bem por vezes, mas sim porque os professores realmente têm uma profissão que envolve muito esforço, não só nas aulas, mas também em suas casas. Algo que veio agravar mais a situação foram as brilhantes aulas de substituição, que não só vieram saturar os professores , como também os alunos. Como querem que no 11º ano , um professor de Educação Fisica vá substituir um professor de matemática e que esse acto surta efeito?É totalmente disparatado.
    Horas livres nunca fizeram mal a ninguem uma vez por outra, até ajudam porque também precisamos de descansar e às vezes dá muito jeito para fazer trabalhos que estão em atraso.
    Agora vem a Sr. Ministra, cuja profissão ao muito já não é utilizada, dizer que os professores devem ser avaliados por colegas de disciplinas diferentes, e o que pode levantar varios problemas que vou enumerar:
    1º- Professor de Biologia avalia um professor de matemática em que bases?
    2º-Quem está num escalão superior, porque iria arriscar-se a ficar no mesmo escalão quando poderia eventualmente subir de escalão dando pior nota a outro professor?
    3º- Tempo para fazer o portfolio? Os professores têm de preparar aulas, fazer testes, corrigir testes, e agora também têm de corrigir testes intermédios.
    Portanto Sr.Ministra, veja la se se demite do cargo, porque realmente, de Educação você pouco ou nada conhece.
    Força professores , estou convosco.
    Marco Silva 11ºB Escola Secundária Estarreja.

  14. Marco Silva diz:

    Peço desculpa mas esqueci-me de referir o seguinte:
    “joma Says:

    17/01/2009 às 23:23
    vocês querem é ser diferentes dos outros trabalhadores portugueses que se esforçam dia e noite para vos pagar os ordenados.
    A vossa luta de classe tem apenas o sentido de se tornarem portugueses com mais beneficios que todos os outros.

    Pago-vos o salário e ainda usam os nossos filhos para se afirmarem politicamente.
    Como dizia o da televisão…
    tenham juizo e vão mas é trabalhar.

    ainda por cima não são democráticos ligaram a aprovação para cortar a voz ás opiniões diversas.
    Este comentario não tem palavras ou expressões que possam ser consideradas chocantes por isso se não for publicado é apenas por censura de opinião.”

    Meu caro Sr. , a greve é um direito de todos os trabalhadores.
    Se o afecta assim tanto que as pessoas lutem pelos seus direitos, renuncie dos seus.
    Provavelmente acha dificil ter de criar um(a) filho(a), o que dirão os professores que têm de criar os filhos deles e os dos outros?
    Sim, porque há varios alunos , que como já tem sido comprovado, não têm qualquer tipo de educação.
    Em falar em direitos, você é obrigado a trabalhar horas a mais sem ser pago? Não me parece.
    Portanto, não se diriga com insultos a um mundo que desconhece.
    Boa noite.

  15. Driller diz:

    Acho que professores,alunos e pais em vez de andarem a apontar dedos uns aos outros,falando de elitismo(quem pensa que sabe,no final é outro burro),deveriam reflectir sobre o mundo actual,e conhecer um pouco sobre a história da humanidade.Pois esta tende-se a repetir.O maior mal do povo Português e não só,é o conformismo,por mais pontos que tenham no vocabulário ou na cultura geral(futebol e novelas);recusam-se a ligar os pontos e a reconquistarem o direito de Ser Senti ente .Tenho o 9º Ano mas de certeza encosto alguns de vós á parede com a realidade que os senhores evitam a torto e a direito.Por mais que andem a definhar com a conversa de seus direitos,estes só são merecidos quando realmente se faz por isso. Os senhores e as senhoras,conformistas como são , fecharam os olhos e escolheram viver as suas vidas insípidas e materialistas,enquanto os Elitistas Portugueses e internacionais,os fundadores das Nações unidas e da união europeia deram rumo aos seus planos de um mundo governado por uo.Nova om governrdem mundial.A monarquia nunca desapareceu,só procurou uma porta diferente.A vós asnos incompetentes,surdos e cegos de portugal, zé povinho
    manda cumprimentos.Se procuram culpados,olhem-se no espelho.

  16. Mariana diz:

    Caros Sr.s, respeito como mãe e enc. de educação a greve dos professores, só não concordo quando um professor escreve que “tem de aturar nossos filhos”, se uma pessoa opta pela via de ensino, está nas escolas para ensinar, eu não generalizo e sinto-me entristecida e desagradada quando vejo professores escreverem (ainda que estejamos no direito de nos expressar), frases destas e lamento professores que generalizam ao dizer que os filhos vão vão com falta de respeito que já começa nos pais, acredito que em alguns casos sim, tenho um filho de 24 anos, do qual nunca tive problemas, fui e sou uma mãe participativa, respeito imenso os professores, concordo com vossas reinvindicações, se não percebo, procuro ir a procura de resposta e com meu filho de 7 anos faço exactamente o mesmo. Sempre tive uma máxima, “a escola dá instrução, nós pais a educação, mas tenho um exemplo vindo do sistema de ensino, meu afilhado, hoje com 22 anos, no 8º ano, trocou na escola de Mafra, 8 vezes num ano de professora de matemática, para não existirem lacunas, minha comadre nas férias pagou uma escola de explicação para durante aqueles meses meu afilhado rever a matéria do ano todo, espero que a luta dos professores dêem retornos positivos, reconheço que não escrevi rebuscando expressões, deixo aqui minha manifestação e respeito, como mãe e ser humano.

  17. Su i Di diz:

    Yupii que giro xD + Greves : D mais tempo pa hibernar

    ass: os alunos da E.S.O.D

  18. Mari diz:

    uhhh viva os stores façam greve ninguem vos come a nao ser a menistra aos stores(masculino) ele deve ter saudades.loool

  19. Joana diz:

    deve ter desejos de sexo

  20. Catarina diz:

    «um mundo governado por uo.Nova om governrdem mundial» – Mesmo que na net não seseja muito rigoroso com a ortografia, isto é ridículo! Alguém é capaz de decifrar esta «frase»?

  21. Acção Directa diz:

    Prognósticos só no fim. Até lá apoie-se. Com muitos ses.

    Bom dia,

  22. Driller diz:

    Catarina Says:
    19/01/2009 às 09:26

    «um mundo governado por uo.Nova om governrdem mundial» – Mesmo que na net não seseja muito rigoroso com a ortografia, isto é ridículo! Alguém é capaz de decifrar esta «frase»?

    Um mundo governado por um governo central,a nova ordem mundial que os politicos tem trazido á baila recentemente.

    E se queres saber quem é ridiculo,para lá nos encaminhamos.

  23. Jorge diz:

    Vi na televisão que os professores vão continuar com a greve, já amanhã.

    Alguém me pode confirmar a situação ?

    Comprimentos

  24. Tita diz:

    O vosso problema, enquanto professores, é que ainda não perceberam que não são mais que todos os outros trabalhadores portugueses…
    Todas as pessoas têm de se esforçar para ter um posto de trabalho e nem todas as pessoas que trabalham numa determinada empresa chegam a chefes/directores, por isso, não se consegue perceber porque é que vocês, os professores, são os únicos que querem chegar sempre ao topo da carreira!? É difícil fazer-vos perceber que, quer vocês queiram quer não, são humanos como os outros e não sabem tudo, logo, há bons professores e péssimos professores e, como vocês têm a responsabilidade de ensinar as crianças de hoje em dia, não podem ser maus profissionais, por isso, só têm é de ser avaliados (como qualquer trabalhador de uma empresa!) e habituarem-se à ideia de que não são vocês que mandam!
    Já fui aluna, bastante recentemente, e sei bem demais “o que a casa gasta”… E, na minha opinião, o vosso problema é que sempre tiveram regalias a mais!!
    Já agora, gostava de perguntar a esse professor que disse que tinha de preparar as aulas todos os dias, se também faz parte daquele número astronómico de professores que, nas suas aulas, se limita a copiar o que diz no livro dos alunos para o quadro!?
    Melhor, gostava ainda de saber se também faz parte daquele grupo de professores que diz que as dúvidas são para ser tiradas com os pais ou com os irmãos mais velhos!?

    Em relação ao facto do desemprego… É verdade que esse é um grave problema, mas até nesse ponto vocês, os professores, são maus uns para os outros, dado que vocês sabem perfeitamente que há muitos colegas vossos desejosos de trabalhar, mas não se importam de faltar e/ou apresentar baixas fraudulentas, ocupando o lugar de um colega desempregado!??

    (este comentário é baseado apenas em constatação de factos a que tenho acesso e dos quais tenho conhecimento… Sempre quero ver se têm coragem de o publicar!!)

  25. ana diz:

    Senhora Dona Mariana, claro que não podemos generalizar no atinente à falta de educação dos alunos com origem na dos pais, mas garanto-lhe que cada vez são mais os casos de flagrante falta de educação em casa. Aliás, se observarmos com atenção o que pais escrevem nos comentários, para já não falar em actos por eles praticados e bastamente noticiados, ficaremos esclarecidos. Mas faça uma experiência: vá até à entrada de uma escola secundária e oiça, durante uns minutos, as conversas dos meninos e meninas, às vezes “muito Benneton”, belas roupas, sem livros mas com carteira ao ombro (elas), muito preocupados com os tennis, calças e tee-shirts de marcas e a madeixa da moda (eles). Certamente nunca terá ouvido tanto palavrão em tão pouco tempo. Acho que chegará para perceber que, para os professores, estar com ESTES alunos deverá ser um martírio. Não se tratará de “ter que os aturar”? Não acha muito difícil e psicologicamente deprimente ter que se conviver com quem, na vida extra-escola, nunca seria um dos nossos amigos??? É que gente que diz palavrões e faz desacatos não consta do rol de amigos dos professores (e também não deveria constar do rol de alunos)! A cultura não se compadece com a falta de civismo e de educação. Por isso, custe o que custar a alguns dos que me lêem, reafirmo que os professores pertencem à elite intelectual deste ou de qualquer país e terão que ser respeitados, se se quiser ter gente capaz num futuro. Acrescente-se que, por exemplo, os alunos de Leste são excelentes, educados e de cabeça bem feita, como dizem os franceses. Sabem pensar, são crescidos e responsáveis, respeitam os professores (e até a língua do país que os acolhe), sem serem subservientes. TÊM PERSONALIDADE, coisa que GRANDE PARTE dos nossos pequenos não tem. E porquê? Os pais infantilizam-nos e não os educam. É triste mas é assim.

  26. ana diz:

    Análise de taxto (e de pensamento e maneira de estar, claro):
    nestes comentários, há quem trate os outros, seja quem for, por “o senhor” , os senhores” e quem escreva “vocês”.

    Consulte-se “Fórmulas de tratamento” na Gramática de Lindley Cintra e Celso Cunha.

    Sempre se aprende qualquer coisa no domínio da instrução com reflexo na educação.

    Muito mais haveria a corrigir, mas a pedagogia manda que se ensine pouco de cada vez para os ensinamentos poderem ser assimilados pela maior parte dos alunos, mesmo os que apresentem falta de bases.

  27. João Santos diz:

    Hoje a escola surpreendeu-me, a mim e aos meus colegas, com um sistema de controlo horário.

    Nós protestamos e foi-nos dito que esta medida era imposta por uma directiva do Ministério da Educação.

    Até ao momento ainda não encontrei nenhuma referência à tal directiva e a única certeza que tenho é que amanhã vou ter que enfiar o meu dedo na máquina.

    Não posso deixar de ficar revoltado, sinto que este governo não acredita no valor dos Professores e faz tudo para nos fiscalizar.

  28. Artur José diz:

    Caro Marco Silva
    11ºB Escola Secundária Estarreja.

    Apenas alguma informação pois revela desconhecer do que fala.
    O sehor referiu que:

    1º- Professor de Biologia avalia um professor de matemática em que bases?
    Errado. Qualquer professor pode exigir ser avaliado por um avaliador da sua átrea científica.

    2º-Quem está num escalão superior, porque iria arriscar-se a ficar no mesmo escalão quando poderia eventualmente subir de escalão dando pior nota a outro professor?

    Errado. A quota do avaliador não interefer com a do avaliado. Todos progridem ccom BOM e não há quotas para o Bom , ou seja todos poderão ter Bom. A situação que indica na pergunta não se verifica nunca.

    3º- Tempo para fazer o portfolio? Os professores têm de preparar aulas, fazer testes, corrigir testes, e agora também têm de corrigir testes intermédios.
    Errado. cabe a cada escola, Conselho Pedagógico decidir quais os documentos que utiliza. A utilização de portfíolio ou não cabe aos professores, não é o ministério que obriga a isso. No meu agrupamento por exemplo nem é obrigatório! E havendo ele não é avaliado.
    Logo o senhor está mal informado, desculpe.

    arturjose@hotmail.com

  29. Artur José diz:

    Ressalvo as gralhas no texto.
    Obrigado.

  30. Hypathia diz:

    Boa tarde,

    A educação exige responsabilidade.
    As opiniões que se emitem exigem veracidade.
    O insulto e a ofensa ficam com quem os profere.

    E se um dia o questionarem sobre assuntos que desconhece, a atitude mais honesta e mais sensata é a de assumir que sobre esses não se manifesta. Moralmente, a educação, a tal o obriga!

    HC, professora, Viseu

  31. Tita diz:

    Professora HC, de Viseu, lamento informá-la, mas esse seu comentário é o tipicamente chamado de comentário politicamente correcto de quem acabou de ler críticas que sabe serem verdadeiras, mas que, como não lhe agradam, prefere ignorar e chamar “burroS” e “estúpidos”, às pessoas que as proferem! É claro que faz isso de uma maneira educada e camuflada como vocês, os prpfessores, tanto gostam, porque não têm coragem para dizer as coisas directamente e sem rodeios!

    É

  32. Tita diz:

    (o “É” está a mais… Peço desculpa!)

  33. Lígia Nakayama diz:

    oooÔ!
    eu preciso estudar!…Estou no primeiro ano, e estou cansada de ficar em casa! precisamos estudar! estão perdendo tempo com coisa tola! Tem muita gente ai querendo o enprego q vcs tem! Tem gente passando fome querendo 1 terça q vcs ganham! Toma juizo e vão dar aulas!…

  34. Beatriz diz:

    isso é tudo uma gosta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s