“Brainstorming” de ideias para o dia da greve geral de 24 de Novembro… e uma sondagem.

Posted: 15/10/2010 in Acção!

Como já tinha escrito, não me apetece fazer greve no dia 24 de Novembro só para engrossar a contabilidade estatística das organizações sindicais que, pelas razões de já referi, não me merecem especial crédito – e que me desculpem as pessoas de bem que estão envolvidas nos sindicatos e mais os ingénuos que acham que podem mudá-los por “dentro”. Obviamente, também não me apetece ficar quieto e acredito que muita gente também não quererá…

Então que fazer? Mostrar descontentamento, de forma autónoma mas concertada e em grupo, pode ser um bom caminho. Não tem de haver manifestações, no sentido clássico do termo, para que haja protesto. Era bom que conseguíssemos mostrar que nós, cidadãos, nos conseguimos organizar para produzir algo, sem depender de uma estrutura implantada e politicamente comprometida. Podemos todos trabalhar para o mesmo, ainda que de forma diferente e isso é bom e saudável.

São precisas ideias. É preciso pensar criativamente – aquela coisa que dá trabalho, sabem? – Sabem com certeza e eu também faço o meu mea culpa porque muitas vezes tenho mais que fazer, como todos vós. Proponho assim que se faça um “brainstorming” para reunir e debater ideias para realizar acções que mostrem o nosso descontentamento e a nossa determinação. De acordo com o conceito de brainstorming,a finalidade é reunir ideias, expô-las e debatê-las. Podem não fazer muito sentido numa primeira leitura, mas o que se pretende é que a criatividade flua e que seja possível associar ideias e refiná-las numa fase posterior. A caixa de comentários está à vossa disposição… Entretanto, vou actualizando este post com ideias que me venham surgindo.

Um símbolo apropriado?

Numa altura em que se antevê que a classe média – o que resta dela – irá receber um golpe de tal maneira brutal em 2011 que é de prever a sua extinção a breve prazo, a ideia de Portugal como um estado-nação gerido pela sociedade civil está em perigo. Um dos símbolos da nação é a bandeira. Se o Scollari nos levou a por a nossa bandeira hasteada em tudo o que era lado, porque não, nesta altura crítica, hastear a bandeira nas varandas ou outro local que  seja considerado apropriado, mas com o acrescento de uma faixa negra, em sinal de luto? Basta cortar uma faixa, enrolar e prender com alfinete…

Vamos a votos! (Calma, ainda não são as legislativas antecipadas… é só aqui para o PG)

Uma sondagem, meio a brincar, meio a sério. Podem assinalar mais do que uma ideia mas só podem, claro está, votar uma vez.

Anúncios
Comentários
  1. Excelente ideia.

    Éstou a passar a outros … a t/ Ideia …

  2. Esses protestos são demasiado inofensivos para servirem de alguma coisa. Para fazer só isso sempre seria melhor descer a avenida! Temos de partir para algo de mais radical. O tempo das meias tintas já acabou. Perante a brutalidade do assalto a resposta tem de estar à altura. Avancemos não com vista ao imediato mas com um horizonte mais dilatado.Para os podermos encostar bem ao paredão com a certeza de ganhar vamos “cativar” o 13º mês! Se um boa maioria fizer esse acto de coragem, temos na mão um trunfo absoluto para podermos lançar uma greve prolongada quando enterdermos. Esta é a nossa grande e última oportunidade pois o PEC 4 deve cair-nos em cima em breve e aí diremos adeus ao desejado subsídio de Natal. Vamos guardar essa verba debaixo do colchão, onde quiserem. Vamos passar essa palavra de ordem!Haverá menos prendas ? Paciência! Mas é um investimento poderoso na nossa victória. Isso vai dar-nos a certeza de lutar para vencer e abandonar aquele diazinho de greve ritualizado que não serve para nada. Desta vez irá ser uma semana, ou duas ou três….Com a possibilidade de desencadear uma luta destas até poderemos adquirir uma poderosa capacidade dissuasora, porque a clique fica a saber que pela primeira vez não andaremos brincar às lutazinhas inofensivas que acabam no dia seguinte. Desta vez não iremos pactuar com o inimigo seja ele rosa ou laranja ou de qq outra cor. O sucesso é possível ! Quem quer organizar-se e lutar para vencer? Eu quero mesmo!!!!

  3. Protestografico diz:

    Suponho que estejas a falar de greve prolongada… Mas legalmente, greve só os sindicatos podem convocar e uma greve destas já seria uma coisa “séria”. Por isso os sindicatos não querem pegar nessa ideia.

  4. JU diz:

    «Suponho que estejas a falar de greve prolongada… Mas legalmente, greve só os sindicatos podem convocar e uma greve destas já seria uma coisa “séria”. Por isso os sindicatos não querem pegar nessa ideia.»

    Venho repescar a ideia de JMF, que já devia ter sido posta em prática em 2005 (e nem metade disto nos teria acontecido, mas adiante…). Os Professores, se quisessem, rapidamente obrigavam os sindicatos a pegar nessa e noutras ideias em defesa dos representados: bastava um aviso de que, a partir do mês seguinte, seriam canceladas as transferências bancárias para a quota sindical. Já fiz isso em 2005, mas parece que fui só eu. Se fossem os mesmos 120 000 que desceram a avenida…

  5. […] O Protestográfico está a promover um “brainstorming” de ideias para a greve geral de 24 de Novembro. Podem votar aqui.  […]

  6. tótó diz:

    E que tal fazer como os da finanças? Fazer um dia de greve por distrito? 2 dias de greve dava 36 dias no total.

  7. Protestografico diz:

    O problema, JU, é que as quotas são uma pequena parcela do financiamento dos sindicatos. Mesmo sendo possível coordenar esse boicote de transferências, não sei se a mossa seria grande. Existe muito subsídio do ME para os sindicatos, nomeadamente para formação. Também é do ministério que depende o suporte jurídico que permite que tantos professores estejam nos corpos gerentes em vez de estarem nas escolas. Os acordos e memorandos não nascem por acaso… Eu cá já me desindicalizei há muito tempo.

  8. Esta é a nossa grande e última oportunidade pois o PEC 4 deve cair-nos em cima em breve e aí diremos adeus ao desejado subsídio de Natal. Vamos guardar essa verba debaixo do colchão, onde quiserem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s