Crónica de uma sociedade fragmentada e deprimida

Posted: 26/11/2010 in Cidadania, Democracia

Andei ontem, 24 de Novembro, dia de Greve Geral, pelas ruas de Lisboa para auscultar os efeitos da greve e de que modo se vivia o pulsar desta “jornada de protesto”. Suspeitava eu que iria assistir a uma demonstração de catarse colectiva, enquadrada na coreografia sindical do costume. Nada.

Uma manifestação “anticapitalista” com perto de cem jovens no largo Camões, com cerca de trinta polícias a escoltá-los no seu trajecto para o Rossio; uma concentração com mini-espectáculo no Rossio, com perto de (cálculo meu) 150 pessoas a assistir e, finalmente, um espectáculo organizado pelo SPGL que mal encheu metade de uma praça da Figueira escura e suja. E foi tudo. No Rossio e Praça da Figueira respirava-se um ar macilento. Estavam lá os revolucionários históricos e os jovens contestatários e contratados, bem como alguns desempregados divulgando as suas histórias e casos. Compreende-se. Mas tudo aquilo sem alma, como se de uma despedida se tratasse. A despedida do protesto civil tal como o temos conhecido.

Onde estão os milhões de descontentes deste país?  Nem vê-los. Quem fez greve ficou em casa sem querer falar disso. Isto não é saudável e não augura nada de bom.  Sem descompressões periódicas, a panela de pressão vai rebentar descontroladamente…

No final do dia, a imprensa dava conta da patética guerra dos números do costume, com o governo empenhado em afirmar a pés juntos que tinha sido uma greve geral tranquila. O que é isso de “Greve Geral Tranquila”?  Que espécie perversa de governo pode, na situação actual de que são em grande parte responsáveis, apelidar de “tranquila” uma greve que se o foi, foi por causa da exaustão profunda de um povo que parece já demasiado fraco para lutar… Parece que governo e governados se situam cada vez mais nos extremos opostos de uma sociedade doente.

Até quando?

Anúncios
Comentários
  1. Vai … É assim que se mudam os tempos …

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s